Hoje comemoramos o aniversário de 38 anos do Partido dos Trabalhadores. Mais do que uma data para festejar , este é um momento de luta. Luta em defesa da democracia. Luta pela manutenção do direitos dos Trabalhadores. Luta contra o desmonte do nosso País.

Ao longo da sua existência o PT transformou o Brasil. Transformou a vida dos Trabalhadores e deu ao Povo Brasileiro o direito de concretizar sonhos. Na data de hoje o Diretório Municipal do PT de São Luís reafirma a sua posição em lutar sempre em defesa do povo, dos Trabalhadores e da Democracia.

Fundado há quase quatro décadas, nosso partido é fruto de uma geração intrépida que ousou enfrentar as trincheiras da ditadura para lutar por um país mais justo e democrático, e, sobretudo, por um país que valorizasse a classe trabalhadora.

Hoje, podemos afirmar com convicção e respaldo que, ao longo desses anos, nosso partido nunca fugiu da luta e o melhor, quando ocupamos os espaços políticos implantamos políticas públicas que traduziam nossos ideais.

Programas como Minha Casa Minha Vida, Bolsa Família, Luz para Todos, a construção de milhares de escolas técnicas e dezenas de universidades, a transposição do Rio São Francisco, a criação de milhões de empregos, bem como o aumento real de 74% no valor do salário mínimo e a ascensão de 48,7 milhões de pessoas às classes A, B e C, são exemplos de políticas e acões que elevaram o Brasil da 16ª para a 6ª economia mundial e retiraram o nosso país do Mapa da Fome, monitorado pela ONU.

No entanto, o aniversário de 38 anos do PT se dá em meio a um cenário catástrofico, não apenas para o partido, que segue lutando contra perseguições e injustiças, mas para o Brasil, que, tal qual a época da fundação do PT, é novamente alvo de um golpe contra a democracia e aos direitos básicos dos trabalhadores.

Forjado na luta, hoje o PT tem como desafio a luta pela manutenção dessas conquistas, do Estado democrático de direito e do direito de Lula ser candidato novamente. Resistiremos bravamente e continuaremos a lutra contra os desmontes promovidos pelo governo golpista de Temer, seus financiadores, os grandes empresários, além daqueles cuja representatividade da toga se curva de forma escrachada e vergonhosa ao famoso “pacto nacional, com o Supremo, com tudo”.

Comemoremos e com orgulho a história desse partido que sempre esteve ao lado e em defesa das classes populares e do trabalhador brasileiro, a força motriz do nosso país!

Viva a democracia!
Viva o povo brasileiro!
Viva a Lula!
Viva o PT!

Vereador Honorato Fernandes
Presidente do PT de São Luís