O vereador Honorato Fernandes participou no domingo(5) do encerramento da IV Copa Apcef de Basquete Master. A Copa, que teve inicio no dia 13 de janeiro, homenageou o ex-deputado Humberto Coutinho, com o troféu Masculino e a professora Ieda Batista, mãe do parlamentar, com o Troféu Feminino. Durante a premiação Honorato agradeceu a inciativa da Comissão de Organização da Copa em homenagear a professora Ieda e agradeceu em especial as equipes femininas. A Copa, que teve como bandeira a luta contra o Feminicídio, arrecadou alimentos que foram doados para Casa Abrigo que atende mulheres em situação de risco.

“Estou muito agradecido e emocionado pela homenagem recebida. Eu e minha família agradecemos muito. A minha mãe sempre lutou pelos direitos das mulheres e hoje ao receber esta homenagem em seu nome e ver a a luta de todos contra o feminicidio vejo que a sua mensagem segue firme. obrigado a direção da Apcef. Obrigado a comissão que organizou esta Copa e muito obrigado a todas as atletas”, disse Honorato que recebeu uma placa da Coordenação da Copa pelo seu apoio.

Mestra em Serviço Social a professora Ieda Batista foi uma das fundadoras do PT no Maranhão, militou no movimento docente da Universidade Federal do Maranhão(UFMA) e nos movimentos de direitos humanos e de mulheres.
Ieda articulou no início dos anos 80 o Comitê de Mulheres da Ilha, que deu visibilidade e organização ao movimento pela igualdade de gênero no Maranhão. Ela também teve destacada atuação na organização da Associação de Professores da UFMA. Ieda batista faleceu em 2008.